Como muitas pessoas, usei o Mailchimp por anos. Quando perguntado “Qual plataforma de marketing por e-mail devo usar?” Eu respondi com entusiasmo “Mailchimp!”

É bem conhecido, tem praticamente todos os recursos de que você precisa e se integra a quase todas as outras plataformas que você possa imaginar.

Mas ao longo do ano passado, a dúvida surgiu. Eu vi muitos relatos de pessoas sendo banidas do Mailchimp, e minhas próprias frustrações surgiram.

Quando um conhecido sugeriu Mailerlite, fiquei hesitante no início. Eu nunca tinha usado e duvido que fosse melhor do que Mailchimp. Eles eventualmente me persuadiram a experimentar e tudo que posso dizer é: Uau! Por que não tentei isso antes ?!

Mailerlite se tornou minha plataforma preferida e é o que agora recomendo para meus clientes.

Aqui, vou compartilhar quatro razões pelas quais acho que Mailerlite é melhor do que Mailchimp.

  1. Automações

Minha principal frustração com o Mailchimp foi seu plano gratuito sem brilho. Sua recente decisão de comprar curtidas a apenas um público, a biblioteca de modelos ridiculamente limitada e a falta geral de recursos tornam difícil defender o Mailchimp em um cenário de tecnologia que oferece tanto em planos básicos.

Nem todo mundo precisa de um plano pago. No marketing por e-mail, os fluxos de trabalho automatizados são um grande negócio: eles podem ser a diferença entre uma lista que não gera dinheiro e uma máquina geradora de receita.

O plano gratuito do Mailchimp permite apenas um único e-mail automatizado. Essencialmente, você pode acionar um e-mail de boas-vindas, mas nada mais. Se você deseja enviar a sequência de integração padrão, é necessário atualizar.

comprar curtidas

Mailerlite não tem essa restrição. Os usuários do plano gratuito podem criar fluxos de trabalho imediatamente e é incrivelmente fácil. Adicione e-mails, atrasos, ações, condições, mova pessoas entre grupos – está tudo certo com uma interface simples.

Com apenas uma hora de investimento de tempo, minha automação melhorou de um único e-mail de boas-vindas para uma sequência de 8 e-mails que compartilha meu melhor conteúdo, alguns links de afiliados, um produto pago, divide os assinantes em dois canais, dependendo se eles clicaram em um link em meu penúltimo e-mail e, em seguida, transfere todos para outro grupo para receber meu boletim informativo contínuo.

  1. Atendimento ao cliente

Surpreendentemente, um dos “recursos” que Mailchimp limita a seus usuários pagantes é o atendimento ao cliente. Pessoas no plano gratuito podem descobrir um endereço de e-mail de suporte, caso contrário, você estará limitado a artigos nada impressionantes (e às vezes confusos).

Isso não é verdade para Mailerlite, e seu conteúdo de serviço existente é realmente útil! Quando pesquisei uma pergunta no Google, Mailerlite apareceu em primeiro lugar nos resultados da pesquisa e não tinha apenas um artigo escrito de forma clara, mas também um vídeo muito útil. Minha pergunta foi resolvida em 3 minutos.

Então, sim, inequivocamente, Mailerlite tem melhor atendimento ao cliente do que Mailchimp (pelo menos para usuários do plano gratuito).

  1. Interface intuitiva

Mailchimp costumava ser fácil de usar – espero que isso tenha desempenhado um papel importante em como se tornou tão popular.

Mas em algum lugar ao longo do caminho, isso mudou.

As atualizações progressivas o tornaram cada vez mais desajeitado e confuso. Se você já estiver familiarizado com ele, então saberá onde tudo está, mas para os usuários mais novos (ou usuários existentes após uma atualização) pode levar muito tempo para encontrar os principais recursos.

Por exemplo, não é intuitivo encontrar o e-mail automatizado de boas-vindas. Depois de procurá-lo, espere gastar mais tempo procurando uma maneira de realmente visualizá-lo em vez de seus relatórios de desempenho.

É uma história semelhante com páginas de destino.

E se você quiser alterar a cor do botão de inscrição em um formulário incorporado, esqueça. Mailchimp decidiu que gruel-grey é a melhor cor para usar aqui, deixando-me supor que foi desenhado por alguém como uma risada em seu último dia na empresa, sem nenhuma maneira de outros designers remediarem – como quando Dennis Nedry desbloqueou os dinossauros paddocks e escreveram o sistema para que ninguém mais pudesse consertá-lo no Jurassic Park (embora o problema de Mailchimp tenha consequências muito menos graves).

  1. Melhores modelos

Mailchimp tem modelos incríveis – se você pagar por eles.

Os usuários gratuitos podem usar o editor para projetar seus próprios modelos, e não há muito do que reclamar aqui. Mas o designer é bastante limitado e desajeitado, então quase sempre você acaba com um design de e-mail que é “bom o suficiente”, em vez do que você planejou criar.

Em comparação, o designer de Mailerlite é uma lufada de ar fresco. Criei um e-mail muito agradável em poucos minutos, incluindo a edição do rodapé. Eu queria mudar meu endereço real para uma caixa postal, e a Mailerlite me deixou fazer isso ali mesmo.

Para fazer isso no Mailchimp, descubra seu sistema Merge Tags. Como HTML ou Markdown, é bastante simples quando você o aprende, mas é outra curva de aprendizado e, francamente, parece desnecessária.

As tags de mesclagem são tão complicadas que o Mailchimp até criou uma folha de dicas para elas.

Talvez minha descoberta favorita com Mailerlite tenha sido seus blocos de e-commerce. Para adicionar uma lista de produtos no plano gratuito do Mailchimp, é necessário inserir uma imagem e um bloco de texto, em uma abordagem algo como Frankenstein.

Com o Mailerlite, há uma lista suspensa de todos os blocos de conteúdo disponíveis, um dos quais é o e-commerce. Aqui, você pode encontrar uma variedade de recursos visuais projetados para ajudá-lo a vender mais produtos. Eles até incluem uma caixa de preço e uma caixa de ‘preço antigo’, para que você possa mostrar um desconto visualmente.

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Tal como acontece com a automação, o plano gratuito do Mailerlite ajuda os usuários a gerar receita com sua lista de e-mail – isso torna mais provável que precisaremos atualizar para um plano pago no futuro.

Migrando de Mailchimp para Mailerlite

Esse foi o meu maior obstáculo, e procrastinar o que achei que seria um processo longo e difícil é o motivo pelo qual demorei mais de um mês para finalmente dar o salto.

Eu não deveria ter me preocupado.

Migrar do Mailchimp para o Mailerlite é tão fácil quanto clicar em um botão: o Mailerlite tem um recurso para importar contatos do Mailchimp. Clique nele, entre no Mailchimp, selecione as listas que deseja migrar e pronto.

Há até uma caixa para marcar se você quiser colocar os contatos importados em um fluxo de trabalho, para que os assinantes existentes possam passar por sua sequência automática.

Como uma demonstração dos excelentes recursos de suporte da Mailerlite, aqui está sua explicação e demonstração do recurso de importação.

As plataformas de marketing por e-mail não são todas iguais?

Essa foi minha atitude por muito tempo, e ouço ecoar em outras pessoas.

É verdade que a maioria das plataformas de marketing por e-mail tem quase os mesmos recursos. Mas são as diferenças que podem tornar uma plataforma mais ou menos apropriada do que outras.

Se você tem um orçamento saudável, tem muitas opções, incluindo plataformas mais caras, mas incrivelmente abrangentes, como a campanha ativa. Quando você está procurando opções gratuitas, no entanto, vai querer a plataforma que seja mais generosa com seus recursos.

O Mailchimp pode, é claro, competir com quase todos os provedores de email marketing – se você estiver em seus planos pagos.

Para quem precisa de uma opção gratuita, suas limitações são uma fonte constante de frustração.