Se você disser a si mesmo: “Rapaz, está quente!”, Enquanto você se senta na sombra enquanto seu animal de estimação olha suplicante para você, é claro que ele está com calor! Você nem tem pele! Você também tem que perceber o desconforto do seu animal de estimação!

Ao contrário dos humanos, os cães não conseguem suar pela pele e, por isso, precisam ofegar e liberar calor através das almofadas das patas e do nariz para regular a temperatura corporal e manter a temperatura ambiente. Juntamente com sua pele grossa, que é como usar um casaco isolado, isso pode torná-los sujeitos a superaquecimento. É importante fazer tudo o que pudermos para manter nossos amigos peludos frios, para prevenir doenças graves, como insolação.

Uma vez que um cão mostra sinais de insolação, o dano geralmente já está feito quando chega na clínica veterinária, e é por isso que é tão importante evitá-lo.

Quando o calor chega, os gatos podem não apenas sentir calor e incomodar-se – eles correm mais risco de uma insolação potencialmente fatal. Manter as temperaturas felinas o mais baixas possível durante os meses amenos de verão é vital.

Os gatos têm glândulas sudoríparas nas patas que ajudam a resfriá-los. No entanto, em dias muito quentes, eles podem buscar vários métodos de resfriamento.

clínica veterinária

Os gatos lambem a pelagem para esfriar, e é por isso que seu gato pode se preparar mais no verão. Quando a saliva evapora do pelo do seu gato, ela fornece um efeito de resfriamento, semelhante ao suor de um humano evaporando de sua pele.

Quando seu gato fica muito quente, ele pode começar a ofegar. A respiração rápida, semelhante à respiração ofegante de um cachorro, permite que a saliva evapore de sua língua e os resfrie.

Os sinais iniciais de insolação incluem respiração ofegante, salivação e limpeza excessiva. Outros sinais incluem vermelhidão da língua, vômitos e cambalhota. Se o seu gato exibir qualquer um desses sinais, esfrie-o imediatamente, colocando um pano úmido (não frio) sobre a barriga. Se você acredita que algum desses sinais seja extremo, procure atendimento veterinário imediatamente.

Dicas mistas sobre como refrescar seu animal de estimação no verão

# 1.Hidratação

Certifique-se de que seu cão / gato tenha acesso a água limpa o tempo todo, de preferência uma tigela grande cheia até a borda.

Esteja você levando seu animal de estimação para uma caminhada ou apenas brincando no quintal, é importante deixar água fresca e fria disponível e acessível para ele.

Quando você estiver fora de casa, leve uma tigela de água portátil e dobrável ou uma garrafa de esguicho. Dê a ele pequenas quantidades de água a cada 15 a 20 minutos durante a atividade. Certifique-se de ter água fria o suficiente para durar o tempo todo em que estiver fora.

# 2. Encontre alguma sombra ou um quarto fresco

Se o seu cão for um explorador externo, certifique-se de que ele tenha um local com sombra para descansar, mantendo-o longe da luz solar direta. Árvores, arbustos e gazebos são os locais ideais para sombra – ou você pode até tentar fazer seu próprio abrigo simples para fornecer ao seu cãozinho o lugar perfeito para uma soneca de verão!

Não se esqueça de que tomar muito sol pode causar queimaduras de sol, então incentive-os a deitar na sombra, mesmo que seja um dia mais frio.

Se você estiver resfriando a sala usando um ar condicionado, tome cuidado! Infelizmente, não existe um número mágico para uma configuração de CA que fornecerá a temperatura ideal para seu gato ou cachorro. Se as configurações do ar condicionado estiverem muito frias para o seu animal de estimação, sim, ele pode deixá-lo doente. Existem muitas variáveis: condição de saúde, idade, tipo de pelagem, peso, tamanho, então tente selecionar uma temperatura ideal e certifique-se de que o ar não sopre diretamente para o chão ou para a localização do seu animal de estimação!

Nunca se sente em um carro estacionado – ele pode se tornar um forno muito rapidamente, mesmo quando não estiver tão quente. Quando está a 22 ° C lá fora – dentro de uma hora – a temperatura dentro de um carro pode chegar a insuportáveis ​​47 ° C. Nunca deixe um cachorro no carro, nem por um momento. “Não muito” é muito longo!

# 3. Asseio

Muitos cães começam a tirar a pelagem com o início do verão. A escovação regular pode ajudar a mantê-los frescos, já que todo o pelo solto age como isolante. Uma boa escova diária removerá os pelos velhos e ajudará a mantê-los bonitos e frescos. Isso é especialmente importante se seu animal de estimação passar por uma muda de verão ou se tiver uma pelagem pesada.

O excesso de pelos dos gatos retém o calor, portanto, a limpeza diária durante as ondas de calor para se livrar dos pelos mortos fará com que seu gato se sinta um pouco mais confortável. Você também pode notar que seu gato está se cuidando mais do que o normal. Não há nada com que se preocupar – é a sua própria maneira de vencer o calor, pois quando a saliva evapora do pelo, isso os resfria.

Alguns cães também podem gostar de uma guarnição de verão, especialmente aqueles com pelagem mais longa. Isso vai depender do tipo de pelagem do seu cão, pois alguns cães têm pele projetada para protegê-los do sol e pode realmente mantê-los mais frios! Fale com o seu veterinário ou um tratador de cães para verificar se o pelo deles os está aquecendo ou ajudando a mantê-los frescos antes de decidir sobre um corte de cabelo de verão. Se você não se sentir confiante com o cortador, é sempre mais seguro levá-lo a um aparador profissional.

Lembre-se de que a pele do seu cão pode ficar mais sensível ao sol após um corte. Proteja-os do sol estocando algum protetor solar adequado para animais de estimação para protegê-los enquanto estiverem fora.

# 4. Toalha molhada / cobertor ou uma almofada de resfriamento.

A maioria dos gatos odeia se molhar, então é improvável que eles queiram dar um mergulho em qualquer água para se refrescar. Mas molhe uma pequena toalha em água fria e passe no pelo do seu gato, ou apenas acaricie o gato com as mãos molhadas, para aliviar o calor.

Há uma grande variedade de tapetes de resfriamento para animais de estimação disponíveis para compra, mas colocar blocos ou blocos de congelamento, ou mesmo um pacote de vegetais congelados, uma garrafa de água gelada, bem embrulhada em um cobertor no local favorito do seu gato terá um efeito semelhante .

Para cães maiores, você vai querer pegar uma toalha de banho. Para filhotes menores, um pano de prato serve. Mergulhe a toalha em água fria até que esteja saturada. Em seguida, você vai querer espremer todo o excesso de água, para que a toalha molhada não pingue no seu cachorro e no chão. Agora, você deseja colocar a toalha úmida em seu cão. Em particular, sua barriga, parte interna das coxas ou pescoço – essas manchas esfriam seu cão mais rápido. Não quer suas boas toalhas de banho com cheiro de cachorro molhado? Compre a toalha dele para o seu cachorro!

clínica veterinária

Conheça os sinais da insolação

Ofegante pesado que está aumentando com o tempo

Gomas vermelhas escuras ou pálidas

Vômito

Diarréia

Movimento descoordenado

Perda de consciência

Babando, salivando

Agitação, inquietação

Lingua vermelha brilhante

Aumento da frequência cardíaca

Dificuldade respiratória

Sinais de confusão mental, delírio

Tonturas, cambaleando

Letargia, fraqueza

Tremores musculares

Convulsões

Desmoronando e deitado

Pouca ou nenhuma produção de urina

Coma

Se você suspeita que seu animal de estimação tem insolação

Saiba como fazer os primeiros socorros de emergência em casa se você suspeitar que seu animal de estimação está com insolação. O tratamento inicial de emergência em casa deve ter como objetivo a normalização da temperatura corporal.

Remova seu animal de estimação do ambiente quente imediatamente.

Aplique ou borrife água morna / fria na pele e pelo do animal. Em seguida, aplique um ventilador / ventilação para maximizar a perda de calor.

Molhar a área ao redor do animal também pode ajudar.

Não use água gelada ou gelo, pois isso pode piorar o problema.

Em seguida, leve seu animal ao veterinário mais próximo imediatamente.

A insolação é uma emergência – sempre consulte um veterinário. Mesmo que seu animal de estimação pareça estar se recuperando ou você apenas suspeite que ele pode ter uma insolação, ele deve sempre ser examinado por um veterinário.